Fangirl, de Rainbow Rowell

DSCF3648

  • Título: Fangirl
  • Autora: Rainbow Rowell
  • Editora: Novo Século
  • Número de páginas: 421
  • Ano de lançamento: 2014
  • Nota: 5 estrelas

SinopseCath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer; e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

DSCF3651DSCF3659

Ler Eleanor & Park fez com que eu adorasse a Rainbow Rowell; mas foi com Fangirl que me tornei uma fã entusiástica da autora. A premissa não é surpreendente, mas há algo de inovador, pois não é comum encontrarmos uma personagem que seja um retrato tão fiel da realidade de vários adolescentes hoje em dia (sou uma dessas!), que passam horas na internet procurando informações sobre os livros que gostam e participando de fandoms.

Pode-se imaginar que me identifiquei muito com a Cath, protagonista desta história, pois todas as sensações que ela descreve ao falar sobre Simon Snow é o que eu sinto sobre minhas sagas favoritas. A Cath é uma garota super tímida e justamente por isso os desafios e conquistas do livro se tornam bem mais impactantes a medida que são enfrentados e vencidos. Separar-se da irmã gêmea, dividir o quarto com uma garota festeira, fazer matérias novas e lidar com a distância com o pai – todos esses aspectos compuseram a sua jornada durante o primeiro ano da faculdade, além de alguns outros desafios que foram surgindo ao longo do caminho. Fica até difícil de falar sobre o mocinho da história. Levi é um personagem cativante, adorável e presente no desenvolvimento do livro, da primeira à última página. Um fato que acho que algumas pessoas não vão gostar é que a fanfic que Cath escreve é sobre uma série fictícia idêntica a Harry Potter, e em um momento da história eles citam essa outra saga. Incomodei-me um pouquinho na hora que a referência foi feita, mas para ser bem honesta, achei irrelevante. Gostei bastante das partes em que a Cath narrava histórias de Simon e Baz!

DSCF3657DSCF3654

Outro aspecto que fez com que eu amasse o livro foi o fato de a personagem principal ser uma escritora de fanfics. Eu comecei a participar do meu primeiro fandom aos 11 anos, quando li “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, e a partir daí fazer parte de comunidades de leitores se tornou uma boa parcela da minha vida. Já escrevi algumas durante pouco mais de um ano e durante a leitura, bateu aquela nostalgia de ler os comentários e desenvolver as cenas entre os personagens. Para Cath, escrever sobre Simon Snow é a coisa mais importante e mágica de sua vida, e ela tem uma meta: terminar sua história, Vá Em Frente, Simon, antes do lançamento do último livro da saga. A pressão que ela coloca em si é algo que nos faz refletir sobre prioridades e o peso desnecessário que às vezes impomos nas coisas.

Apesar de não ser o livro mais criativo e bem escrito que eu já li, o carinho que desenvolvi por todos os personagens e pela história fez com que eu desse 5 estrelas. É uma leitura bem leve e divertida, e quem participar de algum fandom com certeza vai se identificar. Rainbow Rowell, estou esperando ansiosamente para poder ler mais livros seus. Empolguei-me tanto que acabei fazendo uma trilha sonora baseada na história! Quem tiver interesse em ouvir, pode clicar aqui e conferir.

DSCF3660DSCF3667

Ah, tenho uma notícia ruim. A Vick infelizmente não vai mais, por problemas pessoas, participar da equipe do Estante de Sorrisos. Mas eu vou continuar postando normalmente e sempre trazendo conteúdos novos para vocês.

É só isso por hoje. Até mais!

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Fangirl, de Rainbow Rowell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s