Por Que Indiana, João?, de Danilo Leonardi

DSCF3760

  • Título: Por que Indiana, João?
  • Autor: Danilo Leonardi
  • Editora: Giz Editorial
  • Número de páginas: 206
  • Ano de lançamento: 2014
  • Nota: 4 estrelas

Sinopse: você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até adultos: o bullying.

O Cabine Literária é um dos meus canais sobre literatura favoritos e praticamente acompanhei o processo de produção deste livro, desde que o Danilo, em seu canal pessoal, anunciou o projeto até o dia de seu lançamento. Devo dizer que, obviamente, fiquei muito interessada em lê-lo, principalmente porque o Danilo é uma pessoa que eu admiro bastante, as críticas e resenhas que ele faz para o Cabine são fantásticas. Algo que me chamou a atenção foi justamente o tema, bullying, pois apesar de ser muito debatido atualmente, praticamente não leio sobre. E tenho de bater palmas de pé, pois esse livro trouxe a temática em todas as suas formas: na visão da vítima, do agressor, das famílias, da escola e da imprensa.

DSCF3770DSCF3761

A leitura mexeu bastante comigo pois, apesar de não haver quase nenhum caso de bullying na minha escola, houve um menino que sofreu muito na minha sala e quase tomou as mesmas atitudes drásticas que alguns personagens tomaram, e isso me deixou bastante angustiada. Bateu aquele sentimento de “eu deveria ter feito alguma coisa”. E esse sentimento se intensificou ainda mais quando eu via que a escola do João não queria ou não sabia se posicionar com relação àquilo, os garotos sofriam na mão de outros e não recebiam nenhum suporte por parte dos colegas e/ou instituição. Para mim esse livro foi, em muitos aspectos, como um tapa na cara.

Danilo tem uma escrita rápida e fluida, fácil de ser lida, mesmo tratando de assuntos tão densos, por isso li-o em poucas horas. A questão da imprensa, internet e celebridade também foi um tema dominante durante a leitura, pois o João se torna praticamente de forma instantânea conhecido nacionalmente pelo vídeo e o herói de várias vítimas (algumas das quais até acabaram por desvirtuar a mensagem propagada por ele). Também é mostrado como esse meio de novidades instantâneas e fama pode modificar as pessoas, algumas escolhas podem levar ao caminho errado e depois de um tempo você não se reconhece mais.DSCF3764DSCF3766

A única observação que tenho a fazer é que o tempo no livro se passa muito rápido. Sei que vídeos virais que mudam a vida da pessoa realmente são de forma muito drástica e repentina mesmo, mas acho que para a minha leitura isso se tornou um pouco incômodo. Ao mesmo tempo, a rapidez dos acontecimentos fazia com que a todo momento algo diferente atiçasse minha curiosidade.

No geral, gostei muito do livro. Além da história densa, há algumas tiradas extremamente engraçadas que arrancaram gargalhadas de mim. Para quem procurar ler algo relacionado ao bullying mas que não caia no clichê e traga o assunto em todas as suas faces, recomendo fortemente. Se alguém tiver interesse de visitar o Cabine Literária, vou deixar o link aqui. O canal do Danilo é bem legal também, vale muito à pena dar uma conferida. Clique aqui para ver.

É só isso por hoje. Até mais! /Jadeh

2 comentários sobre “Por Que Indiana, João?, de Danilo Leonardi

  1. Com toda a certeza foi um dos livros mais esperados do ano. Não me decepcionou nenhum pouco e a minha única critica é exatamente a mesma que você fez. Agora é torcer pra um dia ter um autografo na minha edição *-*

    Curtir

Deixe um comentário

