As Quatro Estações e Outros Haicais, de Massau Simizo

DSCF3858DSCF3860

  • Título: As Quatro Estações e Outros Haicais
  • Autor: Massau Simizo
  • Editora: Aymará
  • Número de páginas: 59
  • Ano de lançamento: 2009
  • Nota: 4 estrelas

Desde que meu pai me apresentou os haicais através de Leminski, me apaixonei por esse estilo de poesia. São simples e rápidas de se ler, e há muitos aspectos interessantes neles. A sonoridade, os aspectos gráficos, a arte que sugere mais do que expressa. Recentemente o Hélio, do blog A Hora de Madrugar, me emprestou esse livro com haicais sobre as estações do ano e eu me apaixonei. Gostei tanto que quero roubar o livro e me mudar para a Indonésia e criar uma alpaca chamada Johnny.

DSCF3871DSCF3866

Deixando um pouco as fantasias de lado, esse livro é uma obra escrita por um autor brasileiro e que vai descrever a passagem por todas as estações. Os pássaros da primavera, o sol do verão, as folhas caindo no outono e o frio cortante do inverno. Uma das coisas que eu mais gostei é que ele usou árvores típicas da primavera oriental no início do livro, como ipês e cerejeiras, as quais eu acho simplesmente lindas.

DSCF3870DSCF3868

Além dos haicais sobre a passagem das estações do ano, há dois poemas rápidos no fim do livro, intitulados “Decasséguis” e “Saudade”, que é o meu favorito. E no início do livro há um poema lindo que define o que é haicai. Vou colocar aqui para vocês lerem um trecho.

Que é haicai?

É poema que eterniza

o momento breve.

Que é haicai?

É a menor morada,  onde

a poesia mora.

DSCF3864DSCF3873

Vale muito à pena, até pra quem não gosta de poesia, pois é muito leve e de rápida leitura.

É só isso por hoje. Até mais! /Jadeh

Deixe um comentário

