It, da Alexa Chung

IMG_1007

  • Título: It
  • Autora: Alexa Chung
  • Ano de lançamento: 2013
  • Editora: Penguin
  • Número de páginas: 192
  • Nota: 3 estrelas

Sinopse: “Em It, seu primeiro livro, o ícone fashion mundialmente conhecido, Alexa Chung, compartilha suas inspirações pessoais e seu eclético senso de estilo. Uma verdadeira compilação dos escritos, desenhos e fotos de Alexa, It combina histórias de suas inspirações de estilo desde bem cedo, como seu avô e as Spice Girls, discussões sobre figuras de obsessão como Jane Birkin e Annie Hall, e reflexões sobre corações partidos, como se vestir pela manhã, os desafios de se tirar uma boa selfie, e mais. Intercalado com páginas dos diários de Alexa e várias fotos de noites fora, seu livro aparece em tecido de verdade, com as páginas do final de mármore artesanal cobertas de poá, o topo listrado e luxuoso papel aveludado. Espirituoso, charmoso e com um uma atitude realista, It é um item necessário para qualquer um que ame moda, se preocupa com crescer, ou apenas ama tudo relacionado a Alexa Chung.

IMG_1009

Desde seu lançamento, estava interessada em ler esse livro. Não sabia muito sobre sua premissa, e nem sou muito “antenada” em moda, mas por algum motivo sempre simpatizei com a Alexa Chung. Não sei se por ter um estilo bem despojado e simples, ou se por ter namorado com o Alex Turner, o fato é que queria saber mais sobre a vida dessa britânica que por algum motivo se tornou ícone mundial. Confesso que a vida dela sempre foi um mistério para mim: eu não sabia (e ainda não sei) o que Alexa faz. Ela é ex modelo, ex apresentadora, ex tudo, mas não é nada atualmente. Queria desvendar a fundo essa personalidade do mundo da moda, e justamente por isso me decepcionei, pois It revela apenas fatos completamente superficiais sobre a Alexa.

O livro vai abordar diversos assuntos, como ícones de moda, música, aspirações, corações partidos, mas sem nenhum aprofundamento. Alexa faz um enorme esforço para parecer “cool”, mostrando que gosta de filmes e artistas desconhecidos, mas sinceramente isso não me revela nada sobre sua personalidade. Se sua vida parecida um mistério quando comecei a leitura, pareceu ainda mais quando terminei, sem saber se a imagem que ela passou em seu livro era real ou apenas uma representação do que quer que as pessoas pensem dela.  Para mim estava sendo uma obra irrelevante, até o momento em que Alexa começou a tocar em assuntos mais sérios, sobre a importância de ter aspirações em sua vida, mas tangenciou o tema para noites de karaoke e me decepcionou profundamente.

IMG_1014

IMG_1021

Assisti a um entrevista em que Alexa diz que escreveu It em apenas uma noite (antes das edições), em forma de email, o que para mim foi uma das justificativas para a superficialidade toda. Em suma, é um livro que não vai acrescentar nada em sua vida, e se você quiser saber mais sobre a vida dela, recomendo que procure em páginas da Wikipedia e veja seu histórico de carreira. O aspecto positivo sobre It é sua arte gráfica, que é muito bem feita, dando aquele aspecto bem “Tumblr”, com fotos vintage.

IMG_1023

IMG_1013

É só isso por hoje, até mais! /Jadeh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s